SEO – COMO ESCREVER PARA O GOOGLE

SEO – COMO ESCREVER PARA O GOOGLE

Conteúdos

Sempre me perguntam: “Como posso escrever um post que agrade o Google?” Minha resposta: “Escreva para os seus leitores sem deixar de pensar no SEO.” Mas, de nada adianta criar um post super bem estruturado e posicionado se, depois, o leitor não entende nada. Portanto, a primeira dica de como escrever para o Google é: “Não escreva para o Google. Escreva para os seus leitores.”

PALAVRAS-CHAVES

Defina as palavras-chaves de seu artigo. Recomendamos que utilize ferramentas de SEO como o Google Trends para saber se o conteúdo é relevante ou não. A partir daqui, selecione uma palavra-chave para o artigo e busque três ou quatro palavras variantes desta palavra genérica (com a ajuda do Planificador de Palavras Chaves).

Onde e como introduzo essas palavras-chaves?

  • TÍTULO: Introduza a palavra chave na etiqueta TITLE (o título que veremos depois na parte superior do navegador). Lembre-se que deve possuir entre 10 e 70 caracteres;
  • URL: Introduza a palavra chave na URL, e quanto mais à esquerda estiver, muito melhor. Lembre-se de que a URL deve ser amigável, não use símbolos, acentos, palavras vazias (de, em, etc.);
  • ETIQUETA H1: A etiqueta H1 deve ser única em cada pagina e só deve haver uma. Deve ser um resumo do articulo e, imprescindivelmente, conter a palavra chave;
  • CONTEÚDO: Sempre recomento que os conteúdos tenham como mínimo 300 palavras e se supera as 800, muito melhor. Utilize a palavra chave antes das primeiras 100 palavras, e introduza as variantes a cada 150 palavras, aproximadamente. Utilize as etiquetas H2-H6 para estruturar o conteúdo e introduzir essas palavras variantes;
  • DESCRIÇÃO DAS IMAGENS: É muito recomendado introduzir recursos multimídia (imagens ou vídeos) em nossos posts. É muito importante que estejam bem otimizados para web e bem etiquetados com palavras chaves ou variantes em sua descrição (etiqueta ALT e TITLE). O ideal é uma imagem ou vídeo a cada 300 palavras.

ESTRUTURAR O CONTEÚDO

Agora que já introduzimos as palavras chaves, é importante que este conteúdo esteja bem estruturado, tanto para nossos leitores quanto para Google. Aqui passo alguns conselhos de como fazer:

  • Etiquetas H1-H6: Lembre-se que somente deve haver uma etiqueta H1 na página e estruturar o conteúdo do post com legendas utilizando H2-H3-H4-H5-H6, dependendo da importância que daremos a este;
  • Conteúdo duplicado: Além do Google penalizar o conteúdo duplicado, perdemos toda nossa credibilidade se o copiamos;
  • Conteúdo com marcadores ou numeração: O Google gosta, além disso facilita a leitura dos usuários. Que ótimo, não?;
  • Crie conteúdo novo frequentemente;
  • Links: colocar, no mínimo, um link externo a outro artículo relacionado a nosso blog (e se tivermos mais, melhor ainda). Colocar links externos à outros blogs de terceiros (lembre-se: se não quiser transferir autoridade do seu domínio a este outro blog, devemos etiquetar o link com o rel=”nofollow”).

E isso é tudo! Tenho certeza que seguindo esses conselhos, seus posts começarão a se posicionar muito melhor e em breve se encontrará nas primeiras posições do Google.

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